photo barrinha_div_092.gif
Photobucket

Pesquisar aki:

Eu sou:

Photobucket

Temos:

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

6

O que fazer quando a balança empaca


Quem tentou emagrecer e conseguiu, pelo menos uma vez na vida, sabe o que é o efeito platô -- mesmo que não o conheça por esse nome. Sabe quando a pessoa perde vários quilos e, a partir de certo ponto, a balança estaciona muito antes de atingir o peso ideal? Esse é o efeito platô.
É uma das maiores causas de frustração durante o emagrecimento. É nesse momento que muita gente desiste de persistir na dieta e na atividade física. Os estudos mostram que o platô pode acontecer em momentos diferentes durante o processo de emagrecimento. Por isso é tão importante saber como superá-lo.
Antes de tudo é preciso ter em mente que o corpo humano é um excelente poupador de energia. Quando percebe que a ingestão de calorias diminuiu, ele se apressa a estocar energia em forma de gordura. A natureza nos fez assim para sobreviver aos períodos de escassez de comida e de frio intenso que poderiam ter exterminado nossa espécie ainda no tempo das cavernas.
“Quando a pessoa começa a emagrecer, diminuem no sangue os níveis de um hormônio que avisa ao cérebro que a quantidade de gordura no organismo chegou ao nível ideal”, diz o médico Ricardo Meirelles, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. “Esse hormônio é chamado de leptina. Com menos leptina no sangue, o apetite aumenta”, afirma.
É nesse momento que a pessoa não consegue mais seguir a dieta e a balança estaciona. Esse mecanismo dá a dimensão do tamanho do desafio que a pessoa que tenta emagrecer tem pela frente. Emagrecer é lutar contra nossa própria natureza. Quem fracassa não é necessariamente um preguiçoso, sem vergonha na cara, nem amor próprio. Nada disso. É preciso persistir, com inteligência e dedicação, porque a natureza é poderosa. 
Algumas dicas práticas:
Persista na dieta: com o tempo, o organismo se acostuma com os níveis mais baixos de leptina e volta a dar sinais de saciedade mesmo que você coma moderadamente. Fuja das dietas milagrosas que provocam efeito sanfona, aquele engorda emagrece que não traz efeitos duradouros.
Cuidado para não perder músculo demais: dietas que provocam grande perda de peso em pouco tempo levam à perda exagerada de massa muscular. Isso faz o metabolismo ficar mais lento. Mais da metade das calorias são usadas pelo corpo apenas para se manter em funcionamento – mesmo que você não pratique atividade física. Nesse gasto, está incluída a manutenção e sustentação da massa muscular. Se você fizer uma dieta radical, vai perder músculo demais. Resultado: o efeito platô vai se instalar.
Aumente sua massa muscular: Não pense em fazer apenas atividades aeróbias, como caminhada e corrida. Inclua na sua rotina atividades como musculação, Pilates e outras que ajudam a aumentar sua massa de músculos.
Mude sua atividade física: o corpo se acostuma a qualquer tipo de movimento ou estímulo. Isso não significa que seja preciso mudar a modalidade que você pratica a cada mês. Às vezes, mudanças sutis resolvem. Quem faz musculação, por exemplo, pode diminuir o tempo de descanso entre as séries ou aumentar o peso. Quem caminha ou corre na esteira pode mudar a inclinação dela. Quem caminha pode escolher as subidas em vez de ficar apenas num terreno plano.Qualquer alteração ajuda a estimular o organismo
Conte com apoio social: Escreva um blog para contar sua experiência e comemorar os avanços. Entre num grupo que tem o mesmo objetivo. Peça apoio da família ou de amigos. O apoio social ajuda a superar os momentos de fraqueza e de dúvida.
Observe suas emoções: Quando a balança empaca, muita gente desanima. O próximo passo é descuidar da alimentação, perder a disposição para se mexer e recuperar todo o peso de volta. Paciência é fundamental.
Photobucket

6 Guerreiras me incentivando ☼:

Luciani disse... [Responder comentário]

quando ela resolve parar num peso é terrivel, da votade de joga-la na parede!
rsrsrsrs
bom dia
bjs
http://emagrecerforcaeatitude.blogspot.com.br/

Vania Oliveira disse... [Responder comentário]

ain amiga, nunca aconteceu comigo, mas dá medo só de ouvir essa palavra...rsrs
Ótima dicas, precisamos estar preparadas qndo acontecer...
Um bom feriado!!
bjs :)

Cíntia disse... [Responder comentário]

Olá querida, adorei a matéria!

Tomara que eu não passe por isso...rs. Mas se eu tiver que passar, tenho a ajuda de vocês aqui para me darem suporte!

=)

Beijos!

Denni disse... [Responder comentário]

adorei as dicas..os primeiros kilos saem voando..mas depois...aiaiai
beijos
http://meuemagrecimentoreal.blogspot.com.br

REINVENTANDO disse... [Responder comentário]

Gaby!! Pelo post, quando acontece esse efeito no corpo da gente, a primeira coisa que pensamos é desistir das mudanças de hábitos. Abraços. Sandra

Ramona disse... [Responder comentário]



Amei!!!
Tudo que eu estava precisando saber!!!

Comente com sua conta do facebook:

Descubra seu limite de pontos

Estou aqui por pouco tempo...

Estou aqui por pouco tempo...

Download do livro - Dieta dos Pontos

; O tempo voa ., o tempo não para, o tempo passa, e porque deixar sua vidapassar ? Não perca oportunidades, se arrisque , chore , sorria , não desista ,, não tenha medo de ser quem você é ,, não jogue fora sua vida ,, há sempreum motivo para ser feliz , e se você não achar nenhum ,, olhe para si e veja que a sua felicidade só depende de você , e só importa a voce , e lembre-se:
O tempo nao volta
Borboletas...
Seres, graciosos e adoráveis que simbolizam a chegada de bons acontecimentos, boas lembranças, coisas alegres...
Por conta da metamorfose e das grandes transformações por elas realizadas que imprime o renascimento, e da graciosidade delas.
É preciso mostrar que é possível,há muitas lutas e tem que ter força de vontade pois mudar é bom e faz bem.
Então; Sacrificarei a mim em pró de uma vida bem melhor!
E assim, na Primavera serei uma borboleta!!!

Por: Gaby Oliveira