photo barrinha_div_092.gif
Photobucket

Pesquisar aki:

Eu sou:

Photobucket

Temos:

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

4

10 fatores que influenciam na balança

1. A TPM, um rebuliço hormonal
Se você está naqueles dias, é possível que seu peso aumente de uma hora para a outra. "A mulher pode ganhar até 2 kg durante essa fase. Isso porque a progesterona, hormônio feminino, age nos rins, inibindo a eliminação de sódio e provocando o inchaço". Estudos mostram que 92% das mulheres manifestam sintomas pré-menstruais e, dessas, 30% apresentam retenção de líquidos. Como durante essa fase o nível de serotonina está mais baixo, bate aquela ansiedade e com ela a vontade incontrolável de comer. Daí, o ponteiro da balança sobe mais um pouco...
2. A terrível retenção de líquidos
"Cerca de 60% do peso corporal é composto de água. Qualquer variação nesse número faz a pessoa sentir-se inchada". Em situações normais, a quantidade de líquido do corpo é distribuída pelo sangue de forma equilibrada - processo conhecido como homeostase. "Entretanto, se houver alguma alteração e a água não for eliminada, ficará retida no organismo, causando edema e inchaço". De modo a evitar o problema, tome no mínimo 2 litros de água por dia para auxiliar na eliminação das toxinas e evite o consumo de alimentos ricos em sódio. "um grama de sal pode reter até 200 ml de água". "Para voltar à normalidade e expelir o excesso, o organismo leva até 3 dias." Leia-se alguns quilos a mais, pelo menos por esse período.
3. O ganho de massa magra
Na musculação há o ganho da massa magra e redução de gordura. "É comum a pessoa pesar-se e ficar preocupada ao notar que houve aumento de peso". Mas isso é normal, já que o músculo é denso e pesa mais do que a gordura! "Se você perder 3 kg de gordura e ganhar 3 kg de massa magra, mesmo sem a alteração de peso, notará que as suas roupas ficarão mais largas. Isso porque a área ocupada pela massa magra é menor do que a ocupada pela gordura". "Não se preocupe apenas com o número indicado na balança. Fique atenta, também, à relação entre massa gorda e massa magra na composição corporal".
4. O horário em que se pesa
A hora que você sobe na balança tem influência sobre o peso corporal por causa da ação da gravidade. Após um dia inteiro trabalhando em pé ou sentada, os líquidos corporais, que deveriam circular pelo corpo através da corrente sanguínea, acabam se acumulando nos membros inferiores. É por isso que no final do dia as pernas ficam inchadas. "Ao deitar, esse líquido é absorvido para dentro dos vasos sanguíneos, filtrado nos rins e eliminado na urina, pela manhã. Por isso, algumas pessoas têm a sensação de que emagreceram durante a noite". O ideal é se pesar sempre no mesmo horário, de preferência pela manhã, em jejum, após ter ido ao banheiro.
5. Bexiga cheia
Beber água ajuda na perda de peso e promove uma verdadeira faxina no organismo, eliminando toxinas e auxiliando no bom funcionamento do intestino. Mas para evitar um susto, não suba na balança logo depois de tomar um copão de água! "Para se ter uma ideia, meio litro de água corresponde a meio quilo a mais na balança!".
6. Roupas e sapatos pesados
Na hora de subir na balança, livre-se do peso extra. Por isso, se você se pesa em casa, fique pelada mesmo. Mas se você está costumada a pesar-se em farmácia, por exemplo, tire ao menos os sapatos e blusas a mais. 

7. O tipo de balança
Procure se pesar sempre na mesma balança, assim, você poderá acompanhar corretamente qualquer alteração. Mas lembre-se de que as balanças caseiras não são muito precisas. "A  mecânica tem uma faixa de erro de 5% para mais. Já a digital tem margem de erro menor, cerca de 2%".E fique atenta: quando você se curva para enxergar a marcação, pode alterar o resultado.
8. intestino preguiçoso
Depois que comemos, inicia-se o processo de digestão, absorção e por fim a eliminação dos resíduos que não foram aproveitados pelo organismo. "Se houver um comprometimento em alguma dessas etapas, levando à retenção das fezes, haverá um aumento de peso proporcional - em média de 100 a 300 gramas - podendo variar dependendo da quantidade de material não absorvível", explica Roseli. 

9. Excesso de suor
Tem gente que se pesa depois da aula de aeróbica e dá pulos de alegria porque o ponteiro da balança abaixou. A diferença pode chegar a mais de 1 kg! Pura ilusão!  A diferença no peso antes e depois do exercício é resultado apenas da eliminação de água e sais minerais através do suor". Mas não se engane: a queima de calorias não é diretamente proporcional à quantidade de suor. É preciso esperar alguns dias para saber se você realmente afinou!
10. Estômago satisfeito
Se você acabou de comer, todo o peso do alimento ingerido vai se refletir na balança. Isso mesmo! "Por isso, se consumiu meio quilo de comida, terá meio quilo a mais no peso!", avisa João César. "Para evitar sustos e aborrecimentos, procure se pesar sempre em jejum, pela manhã".


Photobucket

4 Guerreiras me incentivando ☼:

Cíntia disse... [Responder comentário]

Olá querida!

Adorei a matéria!

Eu, em relação à pesagem, gosto que seja pela manhã, depois de ter ido ao banheiro. Mas, como estou frequentando os vigilantes do peso, tenho me pesado pela noite mesmo, no horário da reunião.

Acho que realmente dá diferença de um horário para outro!

=)

Beijos!

Candy disse... [Responder comentário]

Todo mês, eu posso estar indo bem como for na dieta, quando a TPM chega, tudo desanda.

kelen disse... [Responder comentário]

OI GABY , EU ME PESO DE MANHÃ ANTES DE TOMAR CAFÉ E SÓ DE CALÇINHA KKKK
DESSES FATORES EU ACHO MAIS COMPLICADO A TPM PARA ELA NÃO TEM JEITO E NOS AUMENTAMOS MESMO , SORTE QUE DEPOIS PASSA E O PESO VOLTA AO NORMAL...
BJKASSS
TE +

Dri Oliver disse... [Responder comentário]

Oi linda!!! Valeu a dica, vou começar a me pesar de manhã....hj me pesei pela manhã estava com um peso, me pesei a noite e ja era outro, maior claro...rsrsrs...nunca tinha pensado nisto...valeu mesmo...bj

Comente com sua conta do facebook:

Descubra seu limite de pontos

Estou aqui por pouco tempo...

Estou aqui por pouco tempo...

Download do livro - Dieta dos Pontos

; O tempo voa ., o tempo não para, o tempo passa, e porque deixar sua vidapassar ? Não perca oportunidades, se arrisque , chore , sorria , não desista ,, não tenha medo de ser quem você é ,, não jogue fora sua vida ,, há sempreum motivo para ser feliz , e se você não achar nenhum ,, olhe para si e veja que a sua felicidade só depende de você , e só importa a voce , e lembre-se:
O tempo nao volta
Borboletas...
Seres, graciosos e adoráveis que simbolizam a chegada de bons acontecimentos, boas lembranças, coisas alegres...
Por conta da metamorfose e das grandes transformações por elas realizadas que imprime o renascimento, e da graciosidade delas.
É preciso mostrar que é possível,há muitas lutas e tem que ter força de vontade pois mudar é bom e faz bem.
Então; Sacrificarei a mim em pró de uma vida bem melhor!
E assim, na Primavera serei uma borboleta!!!

Por: Gaby Oliveira