photo barrinha_div_092.gif
Photobucket

Pesquisar aki:

Eu sou:

Photobucket

Temos:

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

9

Células de gordura podem murchar, mas quantidade sempre se mantém.

Muitas pessoas acham que os gordinhos são assim porque querem, e atribuem o excesso de peso a preguiça, falta de vergonha ou desleixo. O fato é que a obesidade é uma doença, e esse número vem crescendo no mundo todo. No Brasil, 15% da população já é considerada obesa, segundo os dados oficiais mais recentes.
Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern, quando um indivíduo engorda, produz uma quantidade maior de células gordurosas. Ao emagrecer, essas células de gordura murcham, mas não desaparecem – a quantidade se mantém a mesma.
Gordinhos (Foto: Arte/G1)
Portanto, alguém que já pesou 100 kg e hoje está com 60 kg jamais será igual a uma pessoa de 60 kg que nunca ganhou peso. A que já foi obesa guarda no corpo as células de gordura que um dia foram inchadas, além de sofrer mudanças na expressão de genes que favorecem a obesidade, como os que estocam energia. É por essa razão que o metabolismo fica mais lento.
Quanto mais tempo o indivíduo mantiver um peso alto, mais células gordurosas vai produzir e por mais tempo o corpo vai guardar a informação desse peso na “memória”.
De acordo com uma pesquisa feita no Brasil em 2010, sete em cada dez empresários têm algum tipo de restrição para contratar pessoas acima do peso. E essa é uma constatação que quem está na fila do emprego percebe.
E o excesso de peso chama a atenção, não interessa quem é a pessoa, se tem fama ou não. A atriz Fabiana Karla, a Dilmaquinista do Zorra Total, e o ator Leandro Hassum, que também trabalha no humorístico da Globo, já sofreram com pré-julgamentos sobre sua condição de saúde e limitações físicas.
Halpern destacou que uma pessoa acima do peso não está exatamente com problemas de saúde. A própria Fabiana Karla, que passou recentemente por uma cirurgia experimental, tem os exames normais.
Existem obesos metabolicamente normais, que, por algum motivo, não desenvolvem hipertensão ou colesterol alto. Mas isso, segundo Halpern, acontece em um em cada quatro casos e não significa que esses pacientes não precisam emagrecer.
Apesar das exceções, indivíduos com alto índice de gordura corporal apresentam mais risco de doenças cardiovasculares e diabete. Isso porque o excesso de gordura aumenta a resistência do corpo a insulina, o que leva ao aumento de açúcar, além de elevar o nível de triglicerídeos e colesterol.
Forças engordativas
Enquanto uma pessoa magra, com metabolismo normal, fabrica gordura em um determinado ritmo, um gordinho produz mais gordura em menos tempo. Além disso, enquanto um magro desfaz gordura mais rápido, um gordinho leva mais tempo.
Existem basicamente quatro forças engordativas, que levam a pessoa a:
- Comer mais
- Gastar menas calorias
- Fazer mais gordura
- Desfazer gordura com dificuldade
Síndrome metabólica
É um conjunto de alterações que incluem o aumento do risco cardiovascular e estão associadas ao acúmulo de gordura na região abdominal.
Síndrome metabólica (Foto: Arte/G1)
Tem como base a resistência à ação da insulina, o que obriga o pâncreas a produzir mais desse hormônio. Além disso, faz aumentar a glicemia, a pressão arterial, os triglicerídeos e o colesterol ruim (LDL).
Programa exibido hj na Globo, pra quem perdeu, vejam esse resuminho!

9 Guerreiras me incentivando ☼:

Vivi recomeçando, reaprendendo e blogando! disse... [Responder comentário]

Nossa Gaby quanta informação boa hein!
Só é triste esta constatação sobre o pré conceito na contratação de obesos, pq obesidade em nada interfere em competência e qualificação!

E pra muitas que não sabia sobre as células de gordura que irão sempre permanecer com os ex gordinhos, será muito útil saber pq eu mesma sofro na pele essa facilidade de aumento de peso, fico frustrada muitas vezes, em que como normalmente e ganho lá uns 2kg, e vejo pessoas que comem muito mais e não engordam nada!!
Mas essa é nossa luta fazer o quê?
Bjs e obrigada pela informações!!

Emagrecer é QUERER! disse... [Responder comentário]

Foi muito legal essa matéria, eu só peguei perto do final.Bjo!

Brigadeiros da Drika disse... [Responder comentário]

Oi Gaby, muito boa essa matéria.
Triste mesmo saber sobre o preconceito, e mais triste ainda é saber que todas essas malditas células de gordura vão estar lá, só esperando uma escorregada nossa pra poder inchar denovo !!! Ai que ódioooo !!!!
Bom vamos deixar essa raiva de lado e vamos continuar na luta.
Bjus

Thais disse... [Responder comentário]

oi Gabi fiz um post especial pra homenagear vcs, da uma passada la no meu blog
bjsss

glacy disse... [Responder comentário]

Ahh nãooo
essa agora hein
mas o post é ótemo amiga mas bem q poderia ser de mentirinha néahmm
Bom isso serve pra reforçar aquela histórinha de que R A e A F são para SEMPRE

BJINHUSSS AMIGAAA

«√¡√¡» disse... [Responder comentário]

Oi Gabi!
Muito legal seu blog! E essa reportagem é muito esclarecedora!!!
Beijinhos!

Ramona disse... [Responder comentário]

Amei esta matéria!!!

Ramona disse... [Responder comentário]

Acertou, omelete de espinafre com uma fatia de queijo.

Bel Manjericão disse... [Responder comentário]

Ótima informação! Eu sabia mais ou menos mas não desse jeito. Eu me enquadrava nos obesos saudáveis, meus exames davam sempre bons ou ótimos, mas fiquei com medo de desenvolver doenças relacionadas à obesidade e tratei de correr atrás. Agora, faltam uns dois quilos para entrar no peso normal, mas sei que não é o fim. Minha nutricionista confirmou essa "memória" das células gordurosas e qualquer coisinha a gente sempre pode engordar bem mais fácil que pessoas que nunca engordaram. Ela me disse também que devo permanecer de dois a três anos com peso estabilizado para conseguir ficar mais tranquila depois. Eeeeeeeeeeeé, é uma luta, mas a gente que que ir atrás. Ou ficar com as consequências...

Comente com sua conta do facebook:

Descubra seu limite de pontos

Estou aqui por pouco tempo...

Estou aqui por pouco tempo...

Download do livro - Dieta dos Pontos

; O tempo voa ., o tempo não para, o tempo passa, e porque deixar sua vidapassar ? Não perca oportunidades, se arrisque , chore , sorria , não desista ,, não tenha medo de ser quem você é ,, não jogue fora sua vida ,, há sempreum motivo para ser feliz , e se você não achar nenhum ,, olhe para si e veja que a sua felicidade só depende de você , e só importa a voce , e lembre-se:
O tempo nao volta
Borboletas...
Seres, graciosos e adoráveis que simbolizam a chegada de bons acontecimentos, boas lembranças, coisas alegres...
Por conta da metamorfose e das grandes transformações por elas realizadas que imprime o renascimento, e da graciosidade delas.
É preciso mostrar que é possível,há muitas lutas e tem que ter força de vontade pois mudar é bom e faz bem.
Então; Sacrificarei a mim em pró de uma vida bem melhor!
E assim, na Primavera serei uma borboleta!!!

Por: Gaby Oliveira