photo barrinha_div_092.gif
Photobucket

Pesquisar aki:

Eu sou:

Photobucket

Temos:

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

quarta-feira, 25 de abril de 2012

5

Você está perdendo peso, ou emagrecendo?

Perder peso definitivamente não é igual a perder gordura. Muitas pessoas pensam que quanto  mais rápido perder peso melhor é a dieta,buscam resultados milagrosos de 3 a 5kg por semana.Os resultados até podem aparecer na balança,mas a visão que elas vão ter na frente do espelho não vai ser das mais bonitas,seu corpo vai se mostrar flácido.Isso acontece porque a maior perca desse peso se resume a líquidos e massa magra. 


Para conseguir a perda de gordura corporal é necessária à existência de mais gasto energético do que consumo e naturalmente o organismo passa a consumir os estoques de energia para sustentar os processos metabólicos.O gasto energético é influenciado por três componentes: gasto energético com exercícios físicos,taxa metabólica basal;e a energia gasta com o efeito térmico dos alimentos. A  energia gasta nos exercícios depende da intensidade e da duração, já a taxa metabólica basal depende da idade, sexo, quantidade de massa corporal.O efeito térmico do alimento deve-se principalmente aos processos de digestão, absorção e assimilação de nutrientes. 

É muito importante que você entenda que não existe um determinado exercício que vai acabar com a gordura localizada.Um dos maiores enganos das pessoas quanto à perda de gordura é acreditar que determinado aparelho ou exercício vai resolver a questão. Outro grande engano é acreditar que se você fizer centenas de abdominais diariamente você vai "queimar" toda a gordura da barriga... Infelizmente as coisas não funcionam assim. A única maneira de perder essa gordura localizada é abaixar o seu percentual de gordura como um todo. Cultivar melhores hábitos alimentares que reduzem a quantidade de gordura e calorias ingeridas e praticar exercícios aeróbicos fará seu corpo queimar a gordura.


Ao contrário do que muitos ainda pensam, perda e ganho de peso não é matematicamente coerente, ou seja, um exemplo: Se cortarmos 800 calorias por dia, matematicamente sabemos que ao longo de uma semana teremos um déficit calórico de 5600 kcal (7*800), certo? Errado.
A conta esta certa, mas o comportamento do nosso corpo não igualmente exato. Geralmente, quando se inicia uma dieta, nas primeiras poucas semanas, a queda de peso é acentuada. Cortando-se 800 kcal por dia pode-se sim se acabar criando um déficit de 5600kcal no final da semana. Com o passar das semanas você continua cortando a mesma quantidade e começa a perceber que você esta perdendo cada vez MENOS peso ao longo do tempo até que nota, tristemente, que você, de fato, PAROU de perder peso, mesmo cortando ainda as 800kcal por dia.

Então você pensa, oras bolas, irei cortar MAIS! Porém quanto mais se restringe, menos gordura se perde com o passar do tempo.Quanto mais se restringe, mais o corpo segura o que se come e menos ele gasta.. Uma vez que o corpo nota que seu repositório de alimentos ficou mais escasso, ou seja, que você está comendo menos, ele imediatamente começa a economizar seus gastos…. . Este mecanismo do corpo nos foi útil muito mais nos primórdios da humanidade quando o alimento não era abundante e quando muitas vezes se passavam longos períodos sem que existisse ingestão de alimento.Uma forma prática, simples e porque não, saborosa, de burlar esse sistema, é oferecer ao organismo durante 1 ou no máximo 2 dias, uma ingestão calórica (preferencialmente provinda de carboidratos) mais elevada. Sempre deixamos claro , de que é para se “liberar a dieta” apenas 1 dia, geralmente no domingo. Existem pessoas que iniciam o fim de semana na quinta-feira, e ainda esperam ter algum resultado com isso. Não se enganem!   


Agora no caso de exercícios aeróbicos prolongados, o corpo começa a quebrar proteína muscular para gerar energia, sim, começa a comer os próprios músculos.
Exercícios prolongados, ao redor de 60 minutos pra frente, fazem com que o corpo aumente a liberação do hormônio chamado cortisol, este hormônio é o responsável pelo catabolismo, que é um estado de desconstrução, ou seja, o corpo acentua a quebra de proteína muscular para gerar energia, diminuindo o metabolismo. Este hormônio é relacionado também ao estresse (por isso também que estresse favorece aumento de peso).A melhor maneira é alternar exercícios intensos com outros mais leves fazendo você perder gordura mais rapidamente.

Como vocês perceberam,perder gordura não é fácil,requer muita disciplina e força de vontade,os resultados não aparecem rapidamente como a maioria deseja,por isso mantenham o foco e realinhem suas prioridades.
Cada pessoa tem seu ritmo,procure conhecer o seu,respeite o tempo que seu organismo leva para eliminar gordura,não desanime por outras pessoas conseguirem perder mais peso,mantenha-se estimulada e em foco no seu objetivo,não desista.Tenha consciência que a "briga" é muito dura,afinal o nosso corpo é muito inteligente e sabe bem como se proteger.


Photobucket

5 Guerreiras me incentivando ☼:

Emagrecer é QUERER! disse... [Responder comentário]

Oi Gaby!Muito boa a sua postagem de hoje, algumas coisas daí eu já sabia, mas outras não.Beijo!

Érica Oliveira disse... [Responder comentário]

amiga, adorei o post de hoje!
super adorei to pensando seriamente em aumentar minhas calorias agora...pq to fazendo mais exercício e diminui as calorias

Érika ☼ A vida é feita de escolhas ☼ disse... [Responder comentário]

Ótima reportagem!

Informação é sempre bem vinda :)

Sucesso!!!

---------------- ☼ Érika ☼ ---------------
transformandogorduraemenergia.blogspot.com

Tereza disse... [Responder comentário]

Ótimo esse texto. Eu mesmo só emagreci depois que entendi que não é ficando em jejum que se perde peso, mas sim comendo certo, nas horas certas. Isso é fato, não tem magia, tem disciplina e determinação!!
Beijos e firme moça!!!
Tereza

Thais disse... [Responder comentário]

OIEEE, UM BELO POST, AS VEZES ESQUECEMOS DISSO TUDO NA PRESSA DE EMAGRECER VALEU MUITO A PENA LEMBRAR!
BJSSS FELIZ QUINTA FEIRA PRA VC!

Comente com sua conta do facebook:

Descubra seu limite de pontos

Estou aqui por pouco tempo...

Estou aqui por pouco tempo...

Download do livro - Dieta dos Pontos

; O tempo voa ., o tempo não para, o tempo passa, e porque deixar sua vidapassar ? Não perca oportunidades, se arrisque , chore , sorria , não desista ,, não tenha medo de ser quem você é ,, não jogue fora sua vida ,, há sempreum motivo para ser feliz , e se você não achar nenhum ,, olhe para si e veja que a sua felicidade só depende de você , e só importa a voce , e lembre-se:
O tempo nao volta
Borboletas...
Seres, graciosos e adoráveis que simbolizam a chegada de bons acontecimentos, boas lembranças, coisas alegres...
Por conta da metamorfose e das grandes transformações por elas realizadas que imprime o renascimento, e da graciosidade delas.
É preciso mostrar que é possível,há muitas lutas e tem que ter força de vontade pois mudar é bom e faz bem.
Então; Sacrificarei a mim em pró de uma vida bem melhor!
E assim, na Primavera serei uma borboleta!!!

Por: Gaby Oliveira